Tétano

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por toxinas produzidas pela bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e humanos, na terra, planta e em objetos. Ocorre quando a bactéria penetra no organismo por meio de ferimentos e cortes.

SINTOMAS DO TÉTANO
Os sintomas do tétano são rigidez muscular em todo o corpo principalmente no pescoço, que evolui para dificuldade de deglutição e abertura da boca, contratura muscular progressiva e generalizada de membros superiores e inferiores, sendo que a contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e levar a morte. A morte pode ocorrer em até 10% dos casos.

VACINA CONTRA O TÉTANO
A vacina contra o Tétano é a tríplice ou DTPa, também usada contra outras duas doenças causadas por bactérias, a difteria e a coqueluche.

Existem dois tipos:

Vacina Tríplice de Células Inteiras – Fabricada com a bactéria B. pertussis inteira, em boa eficácia, porém, seus efeitos adversos são mais freqüentes e mais intensos.

Vacina Tríplice Acelular – Produzida com partes da bactéria B. pertussis, mantém a capacidade de produzir imunidade e diminui a frequência e a intensidade dos efeitos adversos. Pode ser aplicada em associação com outras vacinas, como a contra poliomielite (Salk), o Hib (Haemophilus influenzae) e a hepatite B.

EFEITOS ADVERSOS DA VACINA CONTRA O TÉTANO
Os efeitos adversos mais comuns da vacina contra o tétano são dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação, diminuição do apetite, sonolência, irritabilidade, febre e vômito. Efeitos mais graves e raros são, choro persistente por mais de três horas, febre alta, coma.

Vacina tríplice bacteriana acelular do adulto – indicado para a profilaxia de difteria, tétano e coqueluche em indivíduos acima de 10 anos de idade.

EFEITOS ADVERSOS DA VACINA CONTRA O TÉTANO PARA ADULTOS
Os principais efeitos adversos da vacina contra o tétano para adulto são vermelhidão, inchaço e dor no local de aplicação e, eventualmente, febre até 48 h após a aplicação, mal-estar, cansaço e dor de cabeça.

© 2017 VACCINANDO- Todos os Direitos Reservados. -