HPV

HPV

HPV é o nome de um grupo de vírus com mais de cem variedades, pode provocar lesões genitais que são precursoras de tumores malignos, principalmente o câncer do colo do útero e pênis, também pode provocar a formação de verrugas na pele, na região oral, anal, genital e uretra.

A transmissão do HPV é predominantemente por via sexual, e pode ocorrer por via sanguínea de mãe para o filho no parto, e uma forma menos comum de transmissão do HPV, é através de objetos contaminados pelo vírus.

SINTOMAS DO HPV
Os sintomas do HPV podem ser assintomáticos ou provocar o aparecimento de verrugas na pele e na mucosa.

O exame de Papanicolau é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

VACINA CONTRA O HPV
Existem dois tipos de vacinas contra o HPV:

Cervarix, protege contra os subtipos 16 e 18, que são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, não previne verrugas. Indicada para mulheres a partir dos 9 anos, sem limitação de idade.

Gardasil, protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18, sendo que o 6 e o 11 estão relacionados a 90% das verrugas genitais. Indicada para mulheres de 9 a 26 anos e indivíduos do sexo masculino na mesma faixa etária.

EFEITOS ADVERSOS DA VACINA CONTRA O HPV
Os efeitos mais comuns da vacina contra o HPV são dor no local da aplicação, mal-estar, febre e dores musculares. Há relatos esporádicos de síncopes após a aplicação da vacina contra o HPV, porém este sintomas, parece não estar relacionado com a aplicação da vacina.

RECOMENDAÇÃO
As vacinas são contra indicadas para gestantes.

© 2017 VACCINANDO- Todos os Direitos Reservados. -