Doença Pneumocócica

Doença Pneumocócica

A Doença Pneumocócica é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo. Está presente na mucosa nasal e na garganta e quando os indivíduos ficam fragilizados, causam doenças mais simples como otite e sinusite a doenças graves como pneumonia, meningite e infecção generalizada.
 

A transmissão da Doença Pneumocócica se dá através de gotículas de saliva, tem maior prevalência no inverno e início da primavera. Os indivíduos que correm maior risco de doença pneumocócica grave, são aqueles com menos de dois ou mais de 65 anos.
 

VACINA CONTRA DOENÇA PNEUMOCÓCICA
Existem dois tipos de vacina para pneumococo:
 

Vacina pneumocócica polissacarídica – oferece proteção contra 23 tipos da bactéria, sendo indicada para todos os indivíduos acima de 65 anos e para indivíduos maiores de dois anos de idade que apresentem alguma doença de base. Não é eficiente para menores de dois anos e necessita de reforços a cada cinco anos.
 

Vacina pneumocócica 13 valente conjugada – protege contra treze sorotipos do pneumococo, mais frequentes e de maior gravidade no Brasil, proporcionando uma imunidades contra 93% dos tipos de pneumococos. Indicada para crianças com dois meses de idade e em indivíduos com 50 anos ou mais.
 

EFEITOS ADVERSOS DA VACINA PNEUMOCÓCICA POLISSACARÍDICA
São raros, pode ocorrer dor local, com edema e inchaço e, mais raramente, febre após a aplicação.
 

EFEITOS ADVERSOS DA VACINA PNEUMOCÓCICA 13 VALENTE
Os efeitos adversos mais comuns são febre, irritação, dor e vermelhidão no local da aplicação

 

 

© 2017 VACCINANDO- Todos os Direitos Reservados. -