Varicela ou Catapora

Varicela ou Catapora

Varicela ou Catapora é uma doença viral, transmitida por gotículas de saliva expelidas pela tosse ou por espirros, e ainda pelo contato com a secreção das lesões da pele de pessoas infectadas. A Varicela é altamente contagiosa!

SINTOMAS DA VARICELA OU CATAPORA
Os sintomas da Varicela, iniciam com febre alta, cansaço, perda de apetite, aparecimento de pintas que evoluem para pequenas bolhas e, em seguida, para crostas. As lesões aparecem no tronco e alastram-se por todo o corpo, até mesmo para o couro cabeludo e as mucosas oral, ocular e genital. Coceira intensa, que causa irritabilidade nas crianças. Nas lesões, pode haver contaminação e infecção por bactérias, podendo levar a uma cicatriz permanente no local. As complicações mais graves da varicela, apesar de serem raras, são pneumonia e encefalite.
 
VACINA CONTRA VARICELA OU CATAPORA
A vacina contra Varicela é eficaz e segura, proporciona uma proteção duradoura em crianças e adultos saudáveis. Pode evitar a doença mesmo quando aplicada até três dias após o contato. A vacina é feita a partir do vírus vivo e atenuado da varicela.

A vacina deve ser administrada em 2 doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda entre 4 e 6 anos de idade.

 

EFEITOS ADVERSOS DA VACINA CONTRA VARICELA OU CATAPORA
Os mais comuns da vacina contra varicela são febre baixa, que pode ocorrer entre 7 e 14 dias após a vacinação, dor no local da aplicação, que pode ser aliviada com compressas frias. Em 7 e 8% das pessoas vacinadas pode ocorrer uma forma bastante branda de varicela, com número reduzido de lesões, até um mês após a vacinação.

 

RECOMENDAÇÃO
Não usar medicações que contenham ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina etc.), por risco de complicações com essa droga.

 

 

© 2017 VACCINANDO- Todos os Direitos Reservados. -