Caxumba

Caxumba

A Caxumba é uma doença causada pelo vírus Paramyseoviridae, sua transmissão se dá de pessoa para pessoa por via respiratória e através de utensílios compartilhados como copos, talheres e pratos.
 

SINTOMAS DA CAXUMBA
Os sintomas da Caxumba são geralmente leves, como febre, dores musculares e coriza, podendo ser confundidos com resfriado ou gripe. Tem como principal característica a inflamação das glândulas salivares, principalmente as parótidas, que aumentam de volume e se tornam dolorosas.
 

Os sintomas menos frequentes são, inflamação do pâncreas, testículos, ovários e meningite. Pode ocorrer esterilidade e surdez.
 

VACINA CONTRA CAXUMBA
A Vacina contra a Caxumba é produzida com vírus vivo e atenuado, está combinada com as vacinas contra sarampo e rubéola. É conhecida por SRC (sarampo, caxumba e rubéola) ou MMR (em inglês). Deve ser administrada em 2 doses, a primeira aos 12 meses de vida e a segunda entre os 4 e 6 anos de idade.
 

EFEITOS ADVERSOS DA VACINA CONTRA CAXUMBA
Os principais efeitos adversos da vacina contra a Caxumba são, dor local, edema caracterizado pelo inchaço, febre e vermelhidão na pele, podendo ocorrer no período de 5 a 10 dias após a aplicação da vacina.
 

RECOMENDAÇÃO
Evitar a gravidez, por pelo menos 30 dias após a aplicação da vacina.

 

 

© 2017 VACCINANDO- Todos os Direitos Reservados. -